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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57566
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Título: | O ensino de Filosofia no ensino médio : contribuições de Edgar Morin |
Autor(es): | LUZ, Ana Maria Alves Santos da |
Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Filosofia (Ensino médio); Morin, Edgar, 1921- |
Data do documento: | 5-Jul-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LUZ, Ana Maria Alves Santos da. O ensino de Filosofia no ensino médio: contribuições de Edgar Morin. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O Ensino de Filosofia no Ensino Médio será refletido à luz do pensamento moriniano, partindo dos temas: “Enfrentar as incertezas” e “A ética do gênero humano”. Objetivamos enfrentar as dificuldades de aprendizagem dos/as alunos/as, tendo como pressupostos a reflexão a respeito da incerteza e da ética do gênero humano nas turmas do 2o ano A (2022) e 3o ano A (2023) da escola campo de nossa pesquisa. Para essa reflexão e proposta de intervenção, lançamos mão da questão problema: Como o Ensino da Filosofia no século XXI pode contribuir com o enfrentamento das incertezas e das dificuldades de aprendizagem do/a jovem Estudante do Ensino Médio na Escola EREM Jacob Antônio de Oliveira, Orocó-PE? Nesse sentido, destacamos como pressupostos: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio pode colaborar para a educação do século XXI, pautada no enfrentamento das incertezas, partindo do ensino da ética do gênero humano segundo o pensamento de Edgar Morin (2000). Com o intuito de afirmar esse pressuposto e de responder nossa problemática, elencamos alguns objetivos como: 1. Investigar os principais problemas de aprendizagem em Filosofia; 2. Dialogar com os conhecimentos apresentados no livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, de Edgar Morin; 3. Desenvolver os temas “incerteza e ética”, partindo das metodologias ativas da aula e aprendizagem invertida, exposição dialogada, estudo em grupo e roda de conversa; 4. Realizar consulta e leitura de textos relacionados às incertezas históricas e presentes, bem como da necessidade da ética, dialogando com o contexto; 5. Constatar como o Ensino de Filosofia no século XXI pode contribuir com o enfrentamento das incertezas e das dificuldades de aprendizagem. Nossa proposta de intervenção será realizada partindo de um estudo de caso, com abordagem qualitativa de acordo com Lüdke e André (2018), metodologias ativas de aprendizagem e aula invertida conforme Melo, Almeida Neto e Petrillo (2021). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57566 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
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